Sabendo da necessidade e do conhecimento sobre a inclusão nas redes públicas, municipais e privadas, na formação dos docentes, este artigo visa mostrar a importância da formação continuada, proporcionada pela gestão escolar aos docentes visando assim, a contribuição ao entendimento sobre o que realmente significa a educação inclusiva nos sistemas de ensino.
Desta forma, o autor, Sage (1999) analisa a relação entre o gestor escolar e a educação inclusiva, reconhece que a prática dessa educação requer alterações importantes nos sistemas de ensino e nas escolas considerando os gestores escolares de suma importância nesse processo, pois contribuem e mantém o equilíbrio do sistema, com a contribuição de todo o colegiado escolar na construção da escola inclusiva na qual, todos os setores do sistema administrativo como: secretarias de educação, organização das escolas materiais didáticos em sala de aula. “O papel do diretor é de importância vital em cada nível, e diferentes níveis de pessoal administrativo estão envolvidos”. (Ibidem, p. 129). Visto que, capacitação dos docentes é fundamental, para que haja um ensino de qualidade, e se faça a verdadeira inclusão.
Sendo assim, a discussão que se faz neste artigo recai sobre a grade curricular do curso de pedagogia para a inclusão, para que os futuros docentes possam não somente desvendar as deficiências, mas, contemplá-la de forma investigativo através das práticas aprendidas, compreendendo assim cada ser em sua singularidade.

Post Author: admin